“Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.”
1 Coríntios 3:6-7
Tá ligado?
Na Igreja de Coríntios, o povo estava em dúvida se serviam a Paulo ou a Apolo. Na verdade, eles ainda eram novos na fé, por isso estavam com algumas dúvidas, como o próprio Paulo diz nesse capítulo 3.
Então, Paulo de forma brilhante definiu, algo maravilhoso que pode nos ensinar algo sobre conquistar almas para Jesus, ele estabeleceu três passos:
1 - Eu plantei.
2 - Apolo Regou.
3 - Deus deu o crescimento.
Um é o que edifica a presença, a palavra de Deus na vida das pessoas. É aquele que semeia a palavra nas vidas. Outro é o que rega, que cuida. E Deus dá o crescimento. Na conquista de vidas, há os dois passos que são importantes e nós é que fazemos, edificar e cuidar.
Edificar algo na vida pessoas, é dar a elas aquilo que não pode ser roubado, aquilo que não é destruído, aquilo que vai durar para a eternidade: o próprio Jesus. Paulo fazia isso de uma maneira tão louca, tão intensa que as pessoas não podiam resistir, nem entender. Simplesmente vinham para Cristo. Quem rega, decide que aquilo que foi semeado, edificado na vida de alguém irá crescer, e irá produzir frutos. Quem rega, instrui, observa, ajuda. Não adianta nada, edificar se não vamos cuidar em seguida. Precisamos ser persistentes em regar aquilo que foi edificado.
Grandes ganhadores de almas, semeiam a palavra. Não se importam em parecer antiquados diante do mundo, pregam a palavra. São capazes de tudo, para levar a semente do Reino. Essa semente quando é lançada, é capaz de crescer dentro das pessoas, transformar vidas, modificar histórias, decidir destinos. Essa semente existe dentro de nós, muda as nossas atitudes, a nossa maneira de pensar, de enxergar o mundo. Quem planta, precisa saber que está plantando algo, que vai muito além da vida, que está além da compreensão humana, por isso está plantando loucura, coisas incompreensíveis ao entendimento humano.
O cuidado é parte do amor. Quem edifica o reino de Deus na vida das pessoas, precisa edificar com amor. Paulo não se importava se as pessoas gostavam mais de Apolo do que dele. Ele sabia que na frase, “eu plantei, Apolo regou, mas é Deus quem dá o crescimento”, toda importância era de Deus.
Nossa parte, é plantar e regar. É certo que se fizermos nossa parte, Deus cuidará do crescimento. Não podemos somente orar por vidas, precisamos edificá-las e regá-las. O crescimento depende disso. Depende do quanto estamos plantando e regando.
Cada cristão é chamado por Deus, a ser um semeador do Reino, nas vidas. Jesus anunciou que o Reino dele havia chegado para os homens. E depois de anunciar ele mesmo tratou de regar e observar para que o Reino crescesse nos seus discípulos. E Deus deu o crescimento.
Deus deseja dar um crescimento nunca visto para a Igreja, para as equipes, para os Ganhadores de Almas e Territórios. Mas o crescimento não virá, enquanto loucos semeadores e regadores não se levantaram, e aí, vai ficar aí sentando? haha'
João C. Lopes - GAT7!
Parabéns pelo texto João, te espero mais vezes por aqui!
ResponderExcluirum abraço
LEONARDO G-8