segunda-feira, 20 de junho de 2011

#COMPROMETIMENTO

COMPROMETIMENTO
Jesus Cristo e Simão Pedro

No livro de Lucas ocorre o duro contraste entre o comprometimento de dois líderes. Jesus Cristo e Simão Pedro. Enquanto Jesus permaneceu resolutamente comprometido com a sua Causa e seu povo, mesmo diante da traição e rejeição, Simão Pedro desertou. Embora o grande pescador tenha afirmado que ele nunca negaria a seu Mestre, ele o fez por três vezes, antes que a noite tivesse acabado.

Visto que Pedro negou a Cristo enfaticamente, quando estava com algumas pessoas em volta de uma fogueira no meio do pátio, aquele momento apenas expressou a condição do seu coração. Seu nível de comprometimento já tinha sido esvaziado no jardim do Getsêmani. Ali, ele já havia se sentido desamparado, enfraquecido para manter a promessa que havia feito (MT 26:35).
Quando nosso comprometimento se esvazia, nós passamos pelos mesmos estágios que Pedro passou:

Estágio I: Ele passou a seguir de longe.
“Pedro seguia de longe” (LC 22:54). Não era isso o que Jesus tinha em mente MT 16:24. Pedro continuava seguindo Jesus, mas de modo anônimo. Ele já não estava mais pronto a morrer por Cristo.

Estágio II: Seu companheirismo estava dividido.
“Pedro tomou lugar entre eles” (LC 22:55). Agora, o discípulo, culpado estava confundido no meio da multidão que não tinha comprometimento. Ele era uma pessoa sem pátria. Ele estava dividido entre a apatia e o comprometimento.

Estágio III: Sua Fé tornou-se enganosa.
“Mas Pedro o negava, dizendo: Mulher não o conheço” (LC 22:57). Agora, suas palavras revelam sua fraqueza, mesmo entre pessoas, homens e mulheres, que pareciam não ameaçá-lo de imediato.

Estágio IIII. Seu fervor tornou-se negação.
“Mas Pedro insistia: Homem não compreendo o que dizes” (LC 22:60). Pedro negou qualquer tipo de ligação com Jesus. Suas palavras já não revelam apenas indiferença, mas também rejeição.

#Pensenisso |  John Maxwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários